quarta-feira, junho 21, 2006

Uma mudança bem vinda

Mudei!! Da casa antiga, cara, num condomínio, para uma casa maravilhosa, quase uma chácara, economisando muito dinheiro. Estou muito feliz, mas por algum motivo isso me traz várias ansiedades, e com elas, fraqueja minha decisão de não jogar.

Faz já provavelmente um mês que eu não jogo nada, nem paciência, nem pinball, nada. Só tinha conseguido isso uma vez no começo do ano. Estou sofrendo tremendamente com a abstinência. Não sei se é a falta de foco no trabalho que essa mudança de casa me trouxe, se é o fato de que sempre em época de copa eu assisti 90% dos jogos e essa copa eu estou vendo 10%, ou é simplesmente a quantidade de tempo que estou sem jogar.

Minha vontade agora é ir no site da MSN de jogos, baixar uma demo qualquer, e começar a jogar. Fiz isso várias vezes durante o ano, e sei que eu não abaixo apenas um, eu abaixo todos os novos (pois os antigos já joguei todos), e vou jogando um a um, perdendo horas e horas com isso, e tendo que recuperar depois trabalhando sábados ou até as 9 da noite na semana seguinte pra repôr.

Mas estou decidido a não jogar. Desde quarta-feira, talvez até desde segunda-feira que não consigo me concentrar, me focar no trabalho, e fico navegando por aí, lendo sobre copa, política, bussunda, navegando pelo humortadela e lendo centenas de piadas fraquinhas, fuçando coisas idiotas no Youtube, e fazendo só o essencial no trabalho, que não é finalizar um projeto, só dar a manutenção no que já está concluído. Tudo isso com a desculpa que é a ansiedade pela grande mudança na minha vida. Mas se eu já estou na casa nova, já entreguei as chaves da casa anterior, porque hoje ainda eu continuo sem foco, e com muuuuita vontade de jogar? Pra mim é o maldito vício.

Minha cabeça manda a idéia da necessidade de me divertir. Eu PRECISO me divertir, eu preciso me desafiar num joguinho de lógica, eu preciso VENCER o computador, ser mais inteligente que o criador do jogo, eu preciso instalar um maldito joguinho que vai me consumir horas e horas, porque isso me traz uma vitória imediata. Eu não preciso ficar esperando juntar dinheiro para comprar uma casa, ou um móvel, eu não preciso esperar o fim do dia para sair do trabalho e ficar com minha esposa e meus cachorros, eu não preciso me planejar para iniciar algum projeto novo, fora do trabalho, que me traga frutos futuros, EU NÃO PRECISO ESPERAR, é só entrar num jogo, e começar a vencer de imediato.

A pressão pelo resultado imediato é responsável por uma boa parte do vício. Você de uma hora pra outra se torna alguem reconhecido, ou de uma hora pra outra você supera todas as dificuldades e termina um jogo. Com um mês de treino em Counter Strike (umas 5, 6 horas por dia), vc já se torna bastante bom pra ser conhecido, com pouco mais que isso acaba entrando pra um grupo mais sério, talvez até participando de campeonatos. Com 3 meses de Ultima Online, fazendo as coisas certas, você monta uma guilda, consegue os melhores personagens e armas, e todos passam a te reconhecer, desde que você resolva passar 6 horas por dia jogando. Agora, na vida real, pra vc comprar uma casa, um carro, casar, comprar móveis, etc, leva anos, e muito tempo de caminhada, muito mesmo. Tem que ralar, engolir coisas ruins no emprego, tomar e dar bicas em namoros, nada acontece rápido.

Assim, o que é melhor?
- Ter um pequeno sucesso terminando um jogo em 10 horas, e se sentir bem consigo mesmo, um vitorioso, em pequena escala, claro.
- Passar alguns meses se treinando 6 horas por dia num jogo de habilidade como o Counter Strike e similares, e passar a figurar direto entre os melhores de cada partida.
- Passar alguns meses treinando os personagens, adquirindo itens, comprando casas e montando guildas, 6 horas por dia também, e se tornar conhecido entre algumas centenas de jogadores reais.
- Passar anos da sua vida, 5 na faculdade, mais uns 2 de trabalho até conseguir comprar um carro, outros 5 ou 6 para comprar uma casa, tudo isso trabalhando ou estudando 8 horas por dia, para ter uns 2 ou 3 grandes sucessos na vida por ANO.

A resposta óbvia é que você tem que fazer o que é real, o que vai te dar sustento no futuro, construir um patrimônio, etc, etc, etc. Mas e se você tivesse a oportunidade de ter uma renda fixa (mesada dos pais por exemplo) garantida por tempo indeterminado, tempo pra sair a noite e conhecer gente nova e não ter preocupações com seu futuro, principalmente o financeiro? É um cenário meio utópico, mas para algumas pessoas pode parecer real. Neste caso você preferiria passar 8 horas por dia se divertindo com jogos de computador, ou no seu trabalho ralando e aguentando problemas do dia a dia pelas mesmas 8 horas? Acho que cada um tem a sua resposta para essa pergunta baseado na sua experiência de vida, mas o que eu sei é que a resposta não é tão óbvia assim.

Hoje, construir alguma coisa que vai levar anos para se concluir, uma poupança pra comprar uma casa e sair do aluguel, uma vida confortável e estável para mim e minha esposa, uma vida com lazer, viagens, etc, é muito mais importante e recompensador do que ser o melhor jogador de qualquer coisa que seja em qualquer ranking que seja. Eu vejo os jogos como algo que pode vir a me tirar a coisa mais importante da minha vida, que é minha esposa. Mas esta é a minha realidade, e, mesmo na minha realidade, eu passo por períodos onde o jogo me suga várias coisas, muito tempo, e muito ânimo.

Não sei se vou continuar conseguindo me manter afastado dos jogos, mas vou continuar tentando. Devo isso a mim, a ela, e ao meu futuro. Tenho esse objetivo na cabeça, a apesar dela estar fraquejando a uma semana, com as desculpas mais variadas possíveis, eu vou continuar tentando. Tenho também outros motivos que me dão mais força, algo que não faz muito sentido pra mim, mas que tem me trazido muita motivação. Ainda vou explicar o que é nesse blog.

Espero não votar aqui dizendo que não consegui me conter, ou pior, nem voltar aqui durante meses a fio porque voltei a jogar sem parar, e por isso não querer perder tempo de jogo escrevendo quando poderia estar mais próximo do chefe final de algum jogo por aí.

2 Comentários:

Às abril 17, 2009 4:31 PM , Anonymous Anônimo disse...

Olá pessoal. Tive um namorado viciado em jogos eletrônicos e isso me despertou uma curiosidade, e queria descobrir mais sobre esse assunto. Estou fazendo um trabalho de escola e peço ajuda de vcs, viciados ou não. Preciso de depoimentos sinceros e verdadeiros, histórias de quem já abandonou tudo para se jogar de cabeça no mundo virtual. Sem preconceitos e discriminação, só preciso de relatos. Será que alguém se dispõe a ajudar uma pobre adolescente em desespero ?! Obg ;*

 
Às fevereiro 19, 2013 11:06 PM , Anonymous Anônimo disse...

´´Eu vejo os jogos como algo que pode vir a me tirar a coisa mais importante da minha vida, que é minha esposa.´´ Como não se emocionar? Sou uma esposa de um viciado tentando ainda salvar meu casamento. Td que eu queria na vida era ouvir esta frase . Seria muito bom que sua esposa tb fizesse um bolg assim ajudaria quem sofre tb com esse maldito vício . Parabéns pelo blog e obrigada graças a vc estou entendendo mais esse universo e assim posso tentar ajudar meu esposo , Continue firme!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial