quinta-feira, maio 08, 2008

Debate de leitores no Blog

Achei interessante colocar aqui duas opiniões bastante diferentes que apareceram em um dos posts antigos.

Opinião 1

O que comentar disso ae? Na verdade senti tristeza da pessoa que escreveu, e nenhuma pena para as pessoas que se tornam viciadas. Quando é que o mundo vai entender q a CULPA dos nossos atos são só NOSSAS? Quando é que as pessoas vão entender q o pior(melhor?) dos nossos problemas é q ngm tem nada com isso? Ngm nem vc que escreveu é VÍTIMA de nada. Se vc é compulsivo, vc será com UO, com Sexo ou com qualquer outra coisa. Vá se tratar. A culpa é sua, não dos jogos. Eu jogo MMORPG e outros jogos como vc citou, Starcraft entre outros, tenho uma namorada, meu relacionamento está ótimo, curso psicologia numa universidade federal difícil e minha vida familiar é bem agradável. Acho que vc deveria apontar para outras causas e problemas. Vício existe em qualquer lugar, e todo vício estraga a vida das pessoas. Sendo de crack como sendo de computador. Mas o crack e o computador nao matam as pessoas, são elas mesmas que optam por faz~e-lo.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Opinião 2

Sobre o Primeiro comentário.

Devo discordar do que foi dito, embora não tenhamos responsabilidade direta sobre o vício de terceiros, não devo me abster de reconhecer os males citados pelo declaração contida no blog. Somos seres sociais, e dentro deste "organismo" social somos co-responsáveis quando não nos mobilizamos, seja por nos manifestarmos sobre, educar nossos filhos, transmitir boas exortações para amigos, etc.

Dizer que a culpa não é de ninguém seria o mesmo que, ao ter a chance de alertar, ver alguém cair em um buraco e ao invés de avisar ou depois ajudar o caído dizer que a culpa é dele por não ter atenção ou que é de quem fez o buraco (ou fazendo uma analogia com o que foi afirmado no primeiro comentário, que a culpa não é de ninguém pois o buraco já estava lá).

Pessoalmente, não acho que devamos eliminar tais jogos (além de não sermos capazes de tal feito, os jogos ainda tem um fator didático e desenvolve muitas faculdades mentais), mas devemos sim procurar por entretenimentos mais sadios, exigir que tais riscos existem para os que jogam, exigir o que nossa constituinte nos assegura, o direito de vetarmos algo nocivo ou controlarmos tais males.

É nossa responsabilidade como ser humano consciente.

É minha singela opinião.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Meus pitacos

A opinião do primeiro leitor é bastante forte e controversa, tanto que já tinha colocado aqui os meus comentários a respeito, mas sempre vale reiterar.

Não sou a favor de acabarmos com os jogos, assim como não sou a favor de acabar com as bebidas. Mas todos sabem dos possíveis males das bebidas e todos sabem dos possíveis males dos cigarros e todos sabem muito mais dos possíveis males das drogas. O que falta no mundo dos jogos é apenas informação.

Quando se diz que o vício em jogos existe, não estamos especulando, estamos atestando um fato, e é aí que começa o problema. O fato é muito pouco difundido e informado, e aquelas pessoas que tem a tendência ao vício não ficam sabendo que existe um perigo ali (de novo, apenas para as pessoas que tem a tendência), e portanto não ficam de sobreaviso para observar possíveis transtornos de comportamento.

Não gostaria nunca de ver nenhum jogo proibido (como já aconteceu no caso da proibição do CS - Counter Strike - no Brasil), pois essas decisões são arbitrárias e tiram nosso direito de escolha, mas por outro lado a falta de informação é extremamente prejudicial. Uma simples mensagem em todas as embalagens de jogos, talvez nos manuais, seria um grande primeiro passo. Mas acho que até isso é utopia. Não é do interesse de uma indústria de bilhões de dólares ao ano alertar sobre um possível perigo na utilização de seus produtos. Mas tenho fé, pois a indústria do cigarro também é bilionária, e até ela teve que acatar os famosos avisos em suas embalagens.

Ao psicólogo em formação eu tenho a dizer que é um felizardo, e que não precisa se preocupar com transtorno comportamental e emocional em relação aos jogos. Espero que ninguém próximo a ele tenha este problema, pois aparentemente não receberá ajuda dele. Espero mais ainda que nenhum futuro paciente tenha algum problema de adicição em jogos, bebida, sexo ou qualquer outro, pois seria informado que a culpa e a responsabilidade é unicamente dele, e ele deveria se tratar (que é aliás o motivo dele ter ido ao consultório).

Lembro também que uma forma muito eficiente de "se tratar" é escrever a respeito para exteriorizar tudo o que se está sentindo, seja no seu computador, só pra você, ou seja num blog. Se você puder debater isso com outras pessoas que tenham também o problema, ou que conheçam alguém que tenha, melhor ainda.

Só para frizar, não quero nenhum proibição, quero apenas difusão de informação.

()s,

2 Comentários:

Às maio 30, 2008 8:54 AM , Anonymous Anônimo disse...

Essa página é para poder bater papo pedir ajuda e comentar com quem é viciado em jogos decomputador?

 
Às setembro 15, 2011 6:18 AM , Anonymous Anônimo disse...

bom dia ,sou viciado e maquinas de video bingo ,e jogo desde 1998, devo dizer que é o pior tipo de jogo pois devora rapidamente tudo o que temos casa ,carros ,salario ,tudo ,o verdadeiro vicio está em recuperar o perdido ou parte dele e ai começa o pesadelo com dividas ,loucura ,apatia ,etc.... ,fiquei porém de 2007 até novembro de 2010 sem jogar ,mas recai e perdi 50mil , fora um patrimonio consideravel perdido até 2007 ,só o apoio familiar e a religião podem reverter a coisa ou substituir o jogo por um plano de vida coerente com o que se é ,o resto é paliativo , e a recaida virá cedo ou tarde ,pensem nisso tenho 50 anos e muita bagagem e conhecimento de causa ,se preciso for mudem de cidade ou até de estado ,mas a mudança começa dentro de nós , quem joga só se perdoa se recuperar o que perdeu e isso raramente ocorre , o jogador é vazio ,precisa novas metas para prencher este vazio ,senão o vicio o destruirá literalmente.
abrs.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial