sexta-feira, agosto 03, 2007

Artigos e sites sobre o vício

Fiz uma pesquisa rápida sobre o que já foi falado, isso só em português, sobre o vício em jogos eletrônicos, e comparado com um ano atrás, a quantidade é animadora (em relação a quanto isso está começando a ser tratado com seriedade), e claro, assustadora.

Primeiro os que estão na minha coluna lateral:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76953-6014,00.html
http://www.meiobit.com/arq/005907.html
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT995660-1664,00.html
http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=4770

Depois outras que encontrei hoje:
http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/5109
http://www.ovelho.com/modules/news/article.php?storyid=35830
http://pc.ptgamers.com/artigo.asp?id_artigo=51
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062007/28062007-14.shl
http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=9881&sec=7

Além disso um site interessantíssimo, em inglês, no mesmo estilo de JA, mas para jogadores eletrônicos:
http://www.olganonboard.org/

E no site do "O velho", ele reproduz o teste para começar a perceber se você é viciado.

---------------------------------------------------------
Responda as perguntas abaixo com sinceridade:
1) você alguma vez se pegou jogando por mais tempo do que gostaria ?
2) Você joga, freqüentemente, em longas seções, de mais de três horas?
3) Você joga todos os dias ?
4) Você já teve algum trabalho ou atividade importante para resolver que foi adiada (ou mesmo ignorada) por causa do jogo ?
5) Incluindo fins de semana e feriados ?
6) Você considera pizza e coca-cola como uma dieta normal e saudável ?
7) Você se sente impelido a "recompensar-se", depois de alguma tarefa ou objetivo alcançado, com uma rápida jogada ?
8) Você fica irritado ou agitado se não consegue jogar ou conectar ?
9) Você costumava praticar esportes, mas abandonou por causa do videogame?
10) Você já tentou diminuir o tempo que passa jogando ?
11) E falhou ?
12) Você já recebeu algum ultimato de parentes ou namorado(a) ?
13) E ignorou ?
14) Alguma vez já mentiu para parentes, amigos ou no trabalho sobre o quanto você joga ?
15) Você já sonhou com videogames ?
16) Alguma vez seu habito de jogar já lhe causou problemas na escola ou trabalho ?
17) Você fica seriamente aborrecido quando perde no jogo ?
18) Você fica pensando sobre a derrota ou perda sofrida no jogo por horas, ou mesmo dias ?
19) Você alguma vez usou termos como "flooder", "cheater", "ownage", "macroar", "respaw", "gibs", ou "lamerz" em conversas ? (algumas palavras são contribuições minhas ao questionário original)
20) A maioria dos seus amigos tem nomes como "hOt69", "Darth Derek", "kIlLeR", "Lord Loser", "StealthNet" ou "O Velho" ?
21) Quando alguém lhe conta uma piada, você diz "LOL" ao invés de rir?

Cada resposta positiva conta um ponto. Aqui esta seu "estado":
1-4 : Relaxe, você esta sob controle e os jogos são somente mais um componente do seu estilo de vida normal e saudável;
5-10: Você já estámostrando sinais de dependência.
11-15: Você está nos limites do"saudável". Você tem problemas para dizer "não" aos jogos e esta a poucos passos da total dependência.
16-21: Você é um dependente. Você não consegue mais viver sem os jogos e considera seu personagem virtual mais interessante do que você é na vida real. Procure ajuda.

---------------------------------------------------

Bom, fiquei na última faixa, pensando nos meus piores meses de vício.

E pensando em como estou atualmente, graças a deus na primeira faixa. Isso pra mim é uma vitória sem preço, e me faz acreditar que todos podem conseguir o mesmo. O único problema, hoje e sempre, é que estou sempre a beira de voltar para a última faixa, basta um pequeno descuido. Sem faixas intermediárias, é direto mesmo para a última. Isso não quer dizer que sou melhor ou pior que ninguém, apenas estou longe por enquanto.

Fico muito feliz que mais e mais pessoas possam perceber que estão viciadas, que teêm uma doença emocional, e que tenham a oportunidade de controlar, de amadurecer. Quando isso se tornar mais conhecido, os jogos, a internet, deixarão de ser perigosos.

4 Comentários:

Às setembro 03, 2007 8:55 AM , Blogger Unknown disse...

cara, muda a cor desse fundo preto que dói na vista quando a gente lê

 
Às setembro 26, 2007 9:22 PM , Anonymous Anônimo disse...

Achei muito interessante esse blog, pois estou realiando com meus alunos de 7º e 8º séries uma pesquisa para saber até onde os jogos podem influenciar na formação de um adolescente.

Maysa Santos, profª de Português,ES

 
Às novembro 27, 2007 8:31 AM , Anonymous Anônimo disse...

PAH!!!


obrigado, ajudou-me muito para um trabalho que estou a fazer sobre jogos e vicios!!!

 
Às janeiro 15, 2013 9:24 PM , Anonymous Gabriel Rocha disse...

Cara, muito obrigado por esse teste, descobri que estou na terceira faixa...

Tenho uma família que amo, uma namorada que mao mais ainda e quero casar, e quero exercer minha profissão de engenheiro mas os jogos estão me atrapalhando a procurar emprego e prosseguir a minha vida... Juro que não quero mais isso pra mim, passei hoje e ontem mentindo para todos e para mim mesmo que estava fazendo outras coisas... não quero mais...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial