sexta-feira, agosto 03, 2007

Mais histórias

Reproduzo aqui um dos comentários recebidos. Como ele não está em evidência, prefiro colocá-lo num novo post.

-------------------------------------------

De tantos em tantos tempo... depois de mil promessas, encontro novidades de internet no nosso computador. A última ... Second Life...

Mas um cara casado que entra até de madrugada, quando estou dormindo só pra poder falar com uma zinha do SL e que abre perfil de avatar no orkut, depois de ter prometido que não faria sexo pela internet...

Perdi a confiança e estou acabando com um casamento de 15 anos... Os nossos filhos ficam nervosos quando sento no computador pois sabem que o pai apronta e temem que eu descubra. Mal sabem eles que eu já sei. Vício...? Mas cansei... drogas e bebidas têm tratamento... tentei ajudar... desisti, cansei de me magoar.

Escrevo isso para que alguém que esteja passando por isso leia e saiba... se ele não quer ajuda, desista... se ajude... Saí magoada, me sentindo lixo e passando por louca desequilibrada, afinal, não tem nada demais...

Mas sinto falta de 15 anos atrás, quando ele ainda via graça na pureza da vida, no som da água do mar batendo nas pedras, do deitar na rede e curtir o som do mar... ouvir os pássaros...tomar sorvete caminhado na areia da praia. Olhar dentro dos olhos, tocar, sentir o calor, o amor...Mas em algum lugar da vida a gente se perdeu. Que pena.

-------------------------------------------

Difícil comentar uma situação assim, mas tem um ponto que eu venho pensando muito nos últimos tempos. O que é de fato o vício em jogos assim? Qual o ponto de partida para você começar a fazer algo que só vai te trazer problemas? Porque deixamos algo que sabemos que nos faz mal, e sabemos que faz mal para pessoas próximas, tomar conta de nossa vida, de nossos dias, nossas noites, nossa família?

O vício em jogos eletrônicos, bate-papo, internet no geral é como os outros vícios. Começa como novidade, diversão, integração com outras pessoas, etc, mas em algum ponto ele passa de um adicional na nossa vida para se tornar a razão da nossa vida. Esse ponto é quando percebemos, consciente ou inconscientemente, que precisamos de uma fuga da nossa vida diária. Se já não gostamos de um aspecto de nossa vida por si só, a vida real perde do longe quando comparada ao que é fornecido nos jogos ou na internet.

Os jogos, a internet, tudo é sobre ilusão. Quem eu quero ser no jogo, quem eu quero ser na sociedade virtual, o que eu quero esconder da minha vida real que eu não gosto, e o que eu gosto e quero mostrar. E não estou generalizando, é assim também na vida real. Quando você começa a conhecer outra pessoa dificilmente vai sair falando dos seus defeitos, você vai falar das suas qualidades, obviamente. O ponto é que com os jogos interativos, com a internet, você pode manter essa imagem de "apenas qualidades" indefinidamente, você pode aumentá-las, você pode inventar novas, ninguém vai duvidar mas, na vida real, uma hora a máscara cai. Vem daí o mundialmente famoso conselho: seja quem você é. Não fingir nada para as outras pessoas, pelo menos as mais próximas, é a melhor maneira de garantir um relacionamento por muito tempo.
Aí entram os jogos que estimulam você a ser outra pessoa, ter outra vida, ter uma segunda vida, uma segunda chance. Para quem tem problemas na vida real é um prato cheio para fugir, para se esconder. É muito mais fácil fingir que não tem nada de ruim acontecendo e começar de novo do zero, ter 20 anos novamente, não ter responsabilidades nem problemas ... Com bebida, drogas, jogos de azar, ou qualquer outro vício, o princípio é exatamente o mesmo: fugir da realidade. Só mudam os meios, uns menos piores que os outros, uns com aparência de normalidade maior que os outros.

Nesse ponto preciso frisar que não sou contra os criadores dos jogos, não sou contra quem realmente se diverte nos jogos ou na internet, mas infelizmente isso não é possível para todo mundo. Existem pessoas, muitas, que se perdem no mundo imaginário, e são apenas elas próprias, os familiares, os amigos que conseguem identificar o problema. Quem está com elas no jogo ou na internet, mesmo os administradores dos jogos, não podem imaginar que ela está com um problema, que ela tem uma doença.

Assim, para tentar entender quem tem o problema, para tentar ajudar, ou continuar ajudando, é preciso saber do que ele está fugindo, do que ele não gosta na vida real, o que acontece na vida dele que ele gostaria de mudar, do que ele se esconde criando novas personalidades, avatares, nicks de bate-papo, personagens, etc. E nessa hora não é simplesmente falar que tudo vai mudar, tudo vai ser maravilhoso e que no dia seguinte o mundo será novamente um lugar lindo. A vida é difícil, o mundo é uma bosta, ninguém está aqui a passeio, todo mundo tem que batalhar para resolver os problemas financeiros, problemas no trabalho, problemas no relacionamento, na família, porra, problemas até com os vizinhos, carros, cachorro, gato, sei lá!!!! A mágica de tudo é ver que as pequenas felicidades do dia a dia são milhares, milhões de vezes mais importante do que os problemas do dia a dia. Sem estar gostando da vida você não resolve nenhum dos problemas, quanto mais todos. E existem ainda os que são insolúveis!! Ou seja, é realmente difícil, e esconder embaixo do tapete não é de forma nenhuma um bom caminho.

A complacência é o pior que os viciados podem receber de quem está próximo. Nós sabemos que fizemos merda, que está errado. Quando voltamos ao pouco pro objeto do nosso desejo, sabemos que não devíamos, que aquilo faz mal, mas contra-atacamos com o célebre "um pouquinho não vai matar ninguém" e aí começa tudo de novo. Mas se quem espera ajudar ficar passando a mão na cabeça, a parte infantil da nossa cabeça vai se regozigar, e vai querer cada vez mais. No meu caso um relacionamento, até então perfeito, de quase 4 anos; no caso lá de cima, de 15 anos, ambos em perigo só porque o problema não foi tratado com seriedade. Se existissem formas de colocar-nos longe de um computador por seis meses, conseguiríamos controlar o vício mais facilmente, mas isso não é possível na realidade de hoje.

O primeiro passo é entender que existe um problema, uma doença emocional. Enquanto ele não entender isso, não há o que fazer. Mostre artigos, blogs, notícias, etc, que provem que a doença existe, e que ele sofre dela. O segundo passo é perceber o que isso vai tirar dele e, principalmente, o que já tirou. O terceiro passo é querer acabar com isso e voltar a ter uma vida normal. E o quarto passo, que nunca será concluído completamente, é se manter longe da primeira queda, com muito apoio de quem é próximo.

Não falo isso tudo como o dono da verdade, das respostas, falo como alguém que já passou por isso, que se atirou duas vezes no abismo. Na primeira perdi a faculdade que ralei por um ano no cursinho pra entrar. Na segunda quase perdi o casamento. Hoje só estou longe porque tenho puro medo de começar tudo de novo, tenho medo do meu vício, porque sei que se acontecer de novo, vou jogar no lixo tudo o que eu sou hoje, tudo o que consegui, mesmo que aos trancos e barrancos, vou jogar fora 4 anos da minha vida, que iriam se somar a outros 4 que já não tem recuperação.

É difícil para quem não tem esse problema entender porque a pessoa não consegue simplesmente parar, se manter longe e pronto. Mas o que nos leva a querer voltar é a decepção com o estado atual na vida, mesmo que seja em apenas um aspecto, e as promessas, na verdade mais que promessas: as lembranças de quando tínhamos tudo o que queríamos, éramos tudo o que quiséssemos em outro mundo. O sucesso no mundo virtual é instantâneo, e é difícl querer trocar o instantâneo pelo longo prazo. No fundo somos simplesmente egoístas, paramos de pensar que existem pessoas se machucando em volta, e continuamos fazendo assim mesmo. Nosso umbigo é o que importa, um comportamento simplesmente infantil. Essa área da nossa personalidade esqueceu de crescer.

No meu caso, quando entendi que ia perder a parte de mim que eu mais gosto, consegui mudar os pesos nessa balança. Quando entendi que conseguir o que se quer depois de lutar por meses é muito mais gratificante que conseguir o que se quer depois de 10 minutos, várias vezes por dia. Excesso de sucesso nos torna vazios.

Nesse momento eu amadureci um pouco, na pancada. Foi uma semana na minha vida em que eu não era ninguém, eu era etéreo. Tudo o que eu acreditava que eu era, tudo o que era importante pra mim, eu tinha ou jogado no lixo, ou quase. É disso que precisamos, de muita pancada, para perceber que existem pessoas que, por mais merda que você tenha feito, ainda gostam o suficiente de você para se sentirem fisicamente machucadas pelo que você fez, que perdem tempo e saúde chorando por você, que gostam a ponto de, mesmo querendo que você suma da vida delas, estenderem a mão para tentar ajudar. Infelizmente só começamos a sair dessa se realmente quisermos e, graças a deus, aqueles dias foram definitivos para eu ter certeza de que queria sair.

No caso do casamento de 15 anos acima me parece que ele ainda não percebeu que tem um problema, e que é sério. Se ele precisa esconder, é porque ele sabe que está errado, e se isso está fazendo o que resta do casamento ruir, então ele precisa querer acabar com isso. Até diria que ela não está necessariamente querendo conhecer mulheres no Second Life ou em bate-papos, o que ele quer é a fuga de um problema real, talvez até mesmo da situação real do casamento. Mas é preciso saber do que ele está fugindo, porque está com medo de encarar a realidade.

Se o que ele quer é ficar sozinho, ele precisa no mínimo ter força pra falar isso com todas as palavras. Se ele quer deixar a situação ir aos poucos por água-abaixo, isso será a ruína dele como pessoa. Quando tudo terminar ele vai continuar achando que foi porque sim, e não por culpa do vício, e vai jogar mais coisas além do casamento no lixo. Mas se terminar porque ele achava que era melhor, ele vai poder parar de se esconder desse problema no mundo virtual, e encarar a vida como ela vai passar a ser. E se tudo melhorar aos poucos (e demora), ótimo, mas não é garantido. De qualquer forma o mais importante é agora é ele como pessoa, como homem, como pai. Não sei em que ponto está realmente ele como marido, se tem volta ou não, mas o que pode ser perdido é mais que o casamento.

Na coluna lateral está o link para os jogadores anônimos (JA). Os mesmo princípios de recuperação dos vícios em bebida e drogas são utilizados para a recuperação do vício em jogos, no caso focado em jogos de azar. Eu passei cerca de 1 mês visitando as reuniões de JA, e isso me ajudou muito. Dividir os problemas com estranhos, ouvir os problemas de estranhos, mexe com a gente. O fato é que poderíamos estar bem pior se o vício fosse um pouco diferente. E o Second Life nesse ponto é perigoso, pois você pode de fato gastar dinheiro real lá dentro, e problemas financeiras são as últimas coisas que vocês precisam agora.

Bom, espero que junto com meu desabafo eu tenho podido dizer uma frase que seja que ajude alguma coisa. Não me considero curado, porque isso não tem cura, mas me considero são hoje, e gostaria que todos que passaram ou passam por isso pudessem sentir o prazer, a força que sinto hoje pra me manter afastado. Cada vez que ouço histórias assim eu revivo tudo o que eu passei, e meu dia fica mais sombrio, mas se puder ajudar um mínimo que seja uma pessoa que esteja passando por isso, e que talvez nem saiba, eu já me sinto menos em débito com as pessoas que amo.

Ficam aqui meus desejos de melhora para ele e para o relacionamento.

5 Comentários:

Às novembro 30, 2007 11:17 AM , Anonymous Anônimo disse...

oi, escrevo para agradecer. eu estou um pouco desanimada com a minha vida mas depois de ler o que voce escreveu, senti que não estou tão só como pensava. Que se alguem conseguiu superar a dependencia, tal como voce está a fazer, então há esperança para mim. Muito obrigada, e muito importante é ter lido que o início para voltar para o buraco de onde se está a tentar sair é achar que é só mais uma vez,ou que é pouco e que não vai fazer diferença, obrigada por alertar que a queda se dá directa,até ao fundo, que não há etapas nem controle possivel. Bem haja mais uma vez obrigada.

 
Às dezembro 19, 2007 3:02 AM , Anonymous Anônimo disse...

to desesperado,espero q essa pagina seja o inicio da mjnha cura, second life ta acabando com a minha vida

 
Às abril 01, 2008 10:38 PM , Anonymous Anônimo disse...

Finalmente encontrei alguem que sofre como eu estou desesperada..como pode isso..pq ele faz isso conosco..ta doendo mto...o abismo esta enorme..o wow destruiu minha vida

 
Às dezembro 25, 2008 10:39 PM , Anonymous Anônimo disse...

parabéns pela coerência e sinceridade , sou um jogador compulsivo e não quaro vencer, pois quando ganho faço de tudo para perder, pois na verdade ganhar num jogo de azar não é mérito de um esforço intelectual ou físico, apenas uma probabilidade pequena que acontece raramente e te coloca pronto para perder tudo novamente...estou á procura da cura ou do controle , pois já fui feliz com as coisas reais e estou com saudades.. feliz natal e força e determinação para mudar....

 
Às junho 13, 2009 8:38 AM , Anonymous Anônimo disse...

Parabens pela postagem, fiquei feliz em ler, pois minha esposa agarrou se tanto ao mundo virtual de Second Life, que nosso casamento estava em segundo plano, meu filho já não tinha o carinho que antes ela dava, passava horas e horas jogando, e com o tempo a pessoa que sempre foi a nossa alegria, pois é ela que faz a casa agitar, começou a ficar dependente do SL e deixar o mais importante de lado, a familia.
Depois de muita conversa ( e brigas também), ela despediu do SL, mas agora procuro agradá la de modo que ela nunca mais tente voltar a essa droga.
Se vc é viciado e esta lendo este post, saiba que na vida real existem pessoas que torcem para que vc saia dessa, pois por mais que a vida seja dificil e a virtual gostosa, saiba que não existe nada melhor que viver a vida. Se vc é um familiar, tenha paciencia,pois com oração e muita conversa vc conseguirá derrubar este castelo de ilusões Second Life.

Abraços de um marido que esta feliz em ter a esposa de volta!!!!!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial