quarta-feira, julho 30, 2014

Ah, vou jogar só um pouquinho ... NÃO, não caia na armadilha

Vou aproveitar que vim publicar a história do Luiz e falar de algo que me incomoda desde muito tempo: a falácia do "vou jogar só mais um pouquinho".

A dica é: NÃO É SAUDÁVEL PARA NÓS JOGAR, NEM 1H POR DIA!

Pode parecer radical e pode parecer desesperado, mas isso se trata como uma desintoxicação. Jogar 1h por dia não te desintoxica.

O argumento de que só um pouquinho de jogo todo mundo pode não é válido para quem tem o vício. É uma bomba relógio esperando pra estourar, e pasmém, ela sempre estoura.

O argumento de que todo mundo precisa de algum lazer, e por isso jogamos, também não é válido. Procure outras formas: ler um livro, ler Neil Gaiman, ver 24h de ponta a ponta, quaquer coisa! É lazer suficiente.

Por fim, o ócio leva nossa cabeça pra onde não devia. Use seu tempo livre de outra maneira:
- Vá fazer academia e corrida pra ficar bem e conhecer pessoas interessantes.
- Vá estudar qquer coisa do seu interesse: uma nova linguagem, um idioma, cheff, qualquer coisa. Nós gastamos de 2h-6h por dia jogando. Um curso profissionalizante tem 4h por dia. Dá pra imaginar o quanto podemos nos profissionalizar a nós mesmos em qualquer coisa com o mesmo tempo?

Cabe aqui o paralelo com vício em drogas. Nas clínicas de desintoxicação, alguem já ouviu falar dos médicos dando só um pouquinho de heroína para que seu paciente desintoxique aos poucos? Ou de pais que dão só um pouquinho de maconha para seus filhos irem parando aos poucos? Não parece o melhor tratamento, correto?

Tentem algo bem mais radical: 12 meses sem jogos. Esses 12 meses vão mudar suas vidas, assim como mudaram a minha. Pensem maior que isto ainda: vai mudar a vida também da sua família. 12 meses sem jogos testam sua força de vontade e você prova a si mesmo que é capaz de qualquer coisa.

Vocês vão ouvir de todos os lados de pessoas que são viciadas e conseguem conciliar a vida com um pouquinho de jogo. Não, isso não existe!!! Ou essa pessoa não é viciada, ou você nunca mais ouviu falar dela porque ela teve uma recaída e não voltou pra contar isso pra você.

A única coisa que você precisa é de sinceridade com você mesmo. Façam-se a pergunta: "baseado em todas as vezes que tive recaídas, eu realmente acredito que não vou ter mais uma se jogar só um pouquinho?". A primeira resposta que você vai ouvir de você mesmo é: "CLARO!!! Sou mais forte que esse vício!!".

Agora parem e perguntem novamente: "Tem certeza? O que te faz ter essa certeza?" Perguntem pro seu eu lá no fundo, aquele ser sincero e humilde que quase nunca aparece pra falar oi: "Tem certeza mesmo?"

A minha resposta pra mim 8 anos atrás foi dura: "Sim, tenho certeza que não sou forte". Chorei muito, me desconstruí, comecei um blog, tive recaídas por tentar jogar "só um pouquinho", me recuperei de novo, e mudei minha vida, tudo porque decidi não mais jogar uma horinha por dia.

Mantenham-se fortes, pessoal.

7 Comentários:

Às julho 31, 2014 1:42 AM , Anonymous Anônimo disse...

Estou lutando contra esse pensamento... O medo maior é entrar em uma depressão depois que tem consciência do tempo que perdeu.

 
Às setembro 05, 2014 7:54 AM , Anonymous Anônimo disse...

Tudo bem você parar com um vício; porém não o substitua por qualquer outro, eu comecei viciado em jogos online e durei 3 anos nisso; parei e o substitui por vicio em filmes, series e animes(90% esse), e cara te digo; chegou a ser um vício pior do que em Jogos, hoje em dia já conclui o ensino médio a 3 anos e estou fazendo vestibular pra medicina, porque o meu vício em tecnólogia(na época jogos ou animes) eu escolhi um curso que não queria(ciência da computação) e nem gostei e perdi 1 ano reprovando, no outro eu passei e fiquei um ano nesse curso, e o odiei; hoje em dia não crio vícios digitais, só leio relatos e estudos sobre os malefícios de cada um, e estudo para passar no vestibular. Digo uma coisa, é extremamente difícil você sair de um vício sem entrar em outro; o único bom vício que é saudável o cara ter por um tempo limitado é o vício de estudar, pois é ele que fará você receber bem na vida adulto. Boa sorte a quem tenta se recuperar.

 
Às abril 06, 2015 9:14 PM , Anonymous Anônimo disse...

Minha namorada nâo consegue passar nem um dia sem jogar aquela droga de Warspear, fica super nervosa quando e interrompida e muda completamente o humor e o modo de agir, estou muito prrocupada.

 
Às outubro 23, 2015 3:22 AM , Anonymous Anônimo disse...

Olá tenho 14 ano, bom agora são 2:45 da manhã, tenho um trabalho para apresentar daqui há 5 horas, bom estou chorando enquanto escrevo esse texto estou quase reprovando se não já reprovado (pensei em mentir/negar mais é a verdade) tudo começou para mim quando ganhei meu computador a os 5 anos, porém meus pais me controlavam jogava apenas 1 hora, depois subiu para 2 horas 3 horas e etc, bom depois começou a machucar meus cotovelos, pois sou hemofilico, eu jogava um tal de sherwood com 7 anos, meu primeiro mmorpg, então parei de jogar ele depois de 1 ano, então comecei a jogar o perfect world(PW) joguei ele por cerca de 5-7 semanas, porém entre esse periodo foi o suficiente para que acordasse um dia 7:10 da manhã maldito dia que acordei de manhã! 7:10 era justamente 5 minutos depois dos meus pais irem para o serviço, então sem nada para fazer eu fui joga, e depois no outro dia acordei no mesmo horario, depois no mesmo no mesmo até que minhas 3 4 horinhas viraram 9, 10 horas, bom ontem esses dias mesmos tipo antes de ontem joguei cerca de 15 horas, fui dormir pelas 5:30 da manhã. Eu tentei parar com isso diversas vezes a primeira foi a 2 anos atras quando estava ostentando meus titulos para uma nooba do sherwood(eu voltei a jogar ele), atualmente estou jogando 2 jogos, um se chama march of empires, sou o líder de uma guilda top 4 com cerca de 80 jogadores ativos, o outro é o allods, não quero parar de jogar pois um amigo meu me deu item de cash, no total da 50RS o item que ele me deu, enfim não quero exclui meu char sei que um dia irei voltar e tenho uma guilda grande e poderosa em um jogo de estrategia, em ambos os jogos tenho motivos fortes (pelo menos para mim) para não parar de jogar o que eu faço? Quero largar com isso, mas não quero abandonar meus amigos do jogo.
Lembrando que no march of empires estamos numa guerra meio que arabs vs ocidentais, e eu como líder de uma grande guilda tenho uma influencia muito grande nessa guerra.

mas me ajudem sei que não é aqui para colocar isso mas estou no meu tablet escrevendo isso já virei madrugadas jogando, quase reprovei durante 3 anos e nesse acho que reprovo, tenho 3 amigos somente na escola, não saiu de casa, faço nada além de joga, estou vendo um futuro sombrio pela por este caminho que estou seguindo mas não vejo saída. Não tenho namorada, nem fico com meninas, as vezes penso em me matar, mas por sorte sou envangelico e felizmente minha religião diz que acontece uma coisa muito terrivel com quem se mata(não quero entrar em detalhes e muito menos em debate religioso) o que não me da forças para me matar.
Pessoal sei que não é aqui para fazer isso mais não achei nenhum outro lugar para postar, desculpem pelos erros de português mas estou com sono e estou no tablet, e peço mais uma vez que me ajudem.

 
Às abril 13, 2016 2:02 PM , Anonymous Anônimo disse...

Quais são os motivos fortes que vc não pode parar? Sabe, sou evangélica tbem. É Deus Não se agrada de vícios. Td aquilo que te tira da presença dEle. Vc é tão jovem. Uma vida toda pela frente. Jogo não te leva a nada. É isso que vc quer para o resto da sua vida?

 
Às janeiro 29, 2017 12:56 PM , Anonymous Anônimo disse...

Fale com seus pais, seu pastor, seu amigo. Se não consegue falar mostre esse texto. Vc reconhecer já é um grande passo. Sou casada com um viciado, temos uma filha de 2 anos. Não deixe que isso se perdure e afete seu futuro. Peça ajuda. Peça auxilio espiritual tb. Abraço. Desejo toda felicidade do mundo e muitos passeios com os amigos para tomar sorvete e bater papo.

 
Às março 02, 2017 8:50 PM , Blogger Agente Smith disse...

Valeu seu texto me ajudou muito a refletir gastava horas com jogos mais agora vou parar para me dedicar a coisas que eu gosto e que me qualifique vou fazer desenhos pra passar o tempo assim evito jogar também vou estudar bastante na faculdade e planejar melhor a vida

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial